
DIRETORIA DE OPERAÇÕES E COMANDO
Comando Geral de Operações
Pilar Esttatégico na Gestão de Grandes Desastres
A Diretoria de Operações e Comando é uma diretoria executiva da Organização Bombeiros Unidos Sem Fronteiras – BUSF, seu diretor nomeado pelo CEO/Presidente, é o responsável pelas atividades de resposta geral da instituição para os Grandes Desastres, e pela administração dos recursos financeiros e materiais destinados pela BUSF.
O Diretor de Operações e Comando, devidamente nomeado, é a autoridade máxima na administração e no gerenciamento das atividades relevantes que são destinadas ao cumprimento pelos membros dessa diretoria. Além disso, cabe a ele a nomeação do Comandante Geral de Operações, selecionado dentre os voluntários que detêm o posto interno de Inspetor Comandante.
Sendo a principal diretoria da BUSF responsável por coordenar todas as atividades de resposta a desastres que a organização venha a se envolver e que envolva as divisões técnicas a DOC deve criar e desenvolver programas de capacitação, adequação e treinamentos continuados para capacitar e condicionar seus operadores de resgate.
Suas divisões técnicas subordinadas incluem:
FORÇA TAREFA PARA EMERGÊNCIAS
(FORTE) e seus departamentos
DIVISÃO DE CAPELANIA HUMANITÁRIA
(DCH)
DIVISÃO DE LOGÍSTICA HUMANITÁRIA
(DLH)
DIVISÃO DE RADIOCOMUNICAÇÃO EM DESASTRES
(DRD)
DIVISÃO PARAMÉDICA E DE SAÚDE
(DPS)
GRUPO DE RESPOSTA E ATENÇÃO AO MEIO AMBIENTE
(GRAMA)
Embora integrados em seus objetivos, a Diretoria de Operações e Comando e o Comando Geral de Operações (CGO) possuem funções distintas.
Enquanto a Diretoria é a mola estratégica das respostas operacionais o CGO é a força tática das ações, sob a coordenação do Comandante Geral de Operações estão todas as tarefas operacionais das divisões e equipes responsáveis por:
Resposta imediata a emergências e grandes desastres em conformidade ao escopo de cada divisão;
Assistência no pós-desastre e;
O amplo apoio humanitário às comunidades afetadas conforme os recursos disponibilizados.
Além disso, a Diretoria é responsável por coordenar ações conjuntas com as representações da BUSF legalizadas no Brasil e devidamente filiadas à BUSF-Brasil e também a respostas conjuntas com outras BUSF Internacionais, garantindo integração e alinhamento em todas a essa estrutura robusta e integrada torna-se a Diretoria de Operações e Comando o núcleo estratégico das respostas a desastres da BUSF.
Sua atuação é fundamental para garantir que recursos humanos e materiais, equipes designadas e estratégias sejam mobilizados de forma ágil, eficiente, eficaz e coordenada, proporcionando alívio imediato e apoio sustentável às vítimas atingidas por desastres seja no Brasil ou fora dele.